O seu cão tem ciume do outro? Que tal ficar por dentro de algumas dicas de como lidar com o ciume entre eles?
Você tem mais de um cachorro em casa? Se a resposta foi positiva, deve saber que é muito comum à existência de ciúmes entre eles. Mas, você sabe como lidar com isso? Já passou por essa situação? Então não deixe de ler este artigo para saber como lidar com o ciúme entre cães.
Assim como nós, os cachorros podem sentir muito ciúmes. Se você tem dois cães em casa, já deve ter passado por algum tipo de situação dessa. Porém, nem sempre é fácil lidar com isso. Vamos aprender?
Às vezes, você está brincando apenas com um cachorro e se divertido com ele: fazendo carinhos, cafunés e outros mimos. Mas, de repente o outro se aproxima e você acaba esquecendo do primeiro. Em uma situação como essa, por exemplo, o primeiro cão pode se sentir abandonado devido a essa atitude e isso acaba gerando ciúmes, que acarreta brigas, desentendimento, inimizade e com o tempo pode até querer atacar o outro cachorro. Desta forma, isso tudo é gerado pela perda de atenção do dono.
Uma das maneiras de resolver este conflito, é quando você estiver brincando com um cachorro e o outro se aproximar, continue fazendo carinho no primeiro. Se quiser, pode até dar um petisco para ele. Porém, isso não quer dizer que o segundo cachorro também vá receber carinho ou mimos, mas o importante neste tipo de situação é fazer com que o primeiro cachorro relacione a chegada do outro como algo positivo, entendeu?
Todavia, se você notar alguma situação de tensão durante a aproximação dos dois cães dê uma bronca neles. Ou seja, se perceber que eles estão latindo ou rosnando, por exemplo, chame a atenção no momento, para interromper o comportamento errado. Mas, fale um não de forma firme e clara.
Mas, essas são dicas simples que você pode fazer no dia a dia para tentar melhorar o convívio entre os seus cachorros. Porém, ao perceber que a situação está fora de controle ou que você não conseguindo lidar, peça ajuda a um profissional que tenha experiência em comportamento animal.
Além disso, para evitar ciúmes e conflitos relacionados, tente socializar o seu melhor amigo com outras pessoas e animais. Não se esqueça de reforçar comportamentos positivos e ensinar os comandos básicos, também. Desta forma, o seu melhor amigo vai ficar cada vez mais tranquilo com outros cães.
Nenhum comentário:
Postar um comentário