Depois de levar o seu cão para fazer o seu “negócio”, você já deve ter notado que eles chutam a grama e a sujeira para trás deles. É apenas um comportamento de cão estranho ou existe algum propósito? A verdadeira razão irá deixar você surpreso!
Depois de fazer as suas necessidades, você pode ter notado que os cães usam suas patas para chutar e desenterrar as áreas circundantes. No começo, pode parecer que eles estão simplesmente encobrindo a sua sujeira ou limpando suas patas. Mas, na verdade, há um motivo e uma lógica por trás desse hábito.
Chutar suas patas para trás é muito mais do que, simplesmente, limpar sua bagunça. Os cães têm glândulas localizadas nas patas que liberam feromonas únicas. Muitas vezes, eles vão esfregar ou arranhar as patas no chão para liberar um “cheiro territorial”. Isso pode explicar porque seu cão pode parecer parar por alguns segundos enquanto caminha. Ele está deixando que os outros cães saibam que ele esteve na área.
Esse tipo de comportamento é a forma como eles estabelecem uma hierarquia e quem é responsável por esse território. Mesmo urinar em objetos na área, permite que outros cães saibam quem é o chefe!
Esse tipo de comportamento não se aplica apenas ao cão maior ou mais assustador. Tanto os Chihuahuas como os Pastores alemães tomam essa atitude na hora de ir ao “banheiro”. Na verdade, um cão anteriormente dominante ou alfa pode deixar de raspar suas patas no chão se outro cão tiver estabelecido uma presença mais forte.
Outra razão pela qual os cachorros podem se envolver em chutar a sujeira ou a grama, está relacionada com o fato de eles quererem espalhar o seu cheiro de uma maneira mais ampla. Tanto os cães do sexo masculino, como do sexo feminino se envolvem nesse tipo de comportamento.
Se você notar uma mudança de comportamento ou cessação em chutar a sujeira, você pode querer consultar seu veterinário. Esse tipo de mudança pode significar que seu cão está sofrendo de uma lesão na pata.
Compartilhe esse artigo com seus amigos e familiares, para que eles também possam ter conhecimento desse comportamento tão natural!
Fonte: Animal Channel
Nenhum comentário:
Postar um comentário