Para se montar um aquário antes de qualquer coisa temos que levar em conta alguns aspectos importante. como por exemplo que tipo de peixes você quer criar a quantidade de peixes e especies caso queira um aquário comunitário entre outros pontos. é normal as pessoas primeiro montar o aquário e só depois pensar que peixes ele quer clocar no aquário, isso é um erro muito comum e que leva a muitos os iniciantes se decepcionarem com o hobby pois você acaba colocando os peixes em um aquário totalmente despreparado para oferecer um conforto aquela especie e infelizmente o resultado não é o esperado. então vamos tentar aborda alguns postos para lhe ajudar a montar seu aquário de forma segura e saudável para seus amigos peixes
- Escolhendo os peixes e as especies
neste primeiro ponto você tem que escolher que tipo de peixes você deseja criar. existe peixes de águas frias, peixes que vivem em tangues com água aquecida ou peixes de águas salgadas aqui vamos falar sobre os de água doce.
os peixes de águas aquecidas geralmentes são mais faces de se encontrar pela sua vasta variedade. já os peixes de águas frias são os mais indicados para os iniciantes pós são mais fáceis de cuidar
veja abaixo alguns peixes de água fria
Peixinho Dourado ou Goldfish
Peixinhos dourados vêm em muitas variedades de tamanhos e cores. Muitas pessoas adoram as variedades mais extravagantes com cabeças grandes e caudas vistosas. Peixinhos dourados são ótimos para iniciantes que têm um aquário sem aquecimento. Estes peixes preferem temperaturas entre 18-24 graus Celsius. Peixinhos dourados também tendem a ser porcalhões. Então, não se esqueça de mudar 10 por cento da água a cada semana.
Tetras
Estes peixes pequenos são reconhecidos por seus corpos de prata e nadadeiras vermelhas marcantes, mas as cores podem variar de acordo com a região e a espécie. Estes são peixes extremamente resistentes. Em alguns aquários eles vivem até 10 anos. Eles são uma espécie de peixe ativa que está sempre em movimento. Estes peixes funcionam bem em temperaturas que variam entre 18-28 graus Celsius. Este é um peixe pacífico, mas prefere viver em grupo. Você vai gostar de ver o grupo se mover em conjunto através do aquário. Se você tiver apenas um, ele tende a ser mais tímido
Neon Chinês ou White Cloud
Este é um outro pequeno peixe que tolera temperaturas frias. Na verdade, algumas pessoas os mantém em tanques ao ar livre durante o verão. Eles podem tolerar temperaturas tão baixas quanto 15 graus Celsius. Eles são uma espécie de peixe resistente que tende a viver nas áreas no meio e no topo do aquário. Eles preferem viver em grupo. A compra de 6 ou um pouco mais vai ajudar a promover a boa saúde e cor nestes peixes.
Alguns Peixes para aquário de águas aquecidas
Dânios
Estes pequenos peixes são ótimos para quem está começando com um aquário com aquecimento. Quando você estiver começando seu aquário, você precisa testar a água. Como estes peixes são resistentes e lidam bem em uma variedade de condições, eles são uma primeira escolha perfeita. Dânios são ativos e pequenos. Normalmente, preferem ficar em um grupo perto da superfície da água. A maioria tem listras horizontais brilhantes que chamam a sua atenção enquanto eles nadam perto do topo.
Molly
O molly é um peixe pacífico. É uma boa escolha se você quer um aquário comunitário com vários tipos de peixes. Uma das vantagens de escolher este peixe é que ele pode se adaptar a água doce e até mesmo água salgada. Isto permite-lhe alguma margem de manobra quando fazendo um novo aquário. Estes peixes preferem uma temperatura que varia entre 21-28 graus Celsius. Eles são vivíparos, então se você comprar um macho e uma fêmea, você pode acabar ficando com os bebês. No entanto, eles tendem a comer os jovens se não há vegetação suficiente para os bebês se esconderem.
Cobrinha Kuhli
É um peixe que parece uma enguia e também são resistentes que fazem um ótimo complemento para o seu aquário. Este morador do fundo de seu aquário é o único que se esconde durante o dia. Você pode encontrá-lo em túneis sob o cascalho ou escondido em uma caverna. Recomenda-se a oferecer esconderijos para este peixe. Eles ajudam a manter o tanque limpo, comendo a comida que caiu para o fundo. No entanto, você deve oferecer comida adicional que se deposita no fundo. Peixes parecidos com este, ou seja, que tem a mesma forma e ficam no chão do aquário ou nas paredes de vidro são altamente recomendados para iniciantes
colocamos apenas alguns peixes como exemplo mas existem várias outras especies que você pode escolher
A quantidade
Em relação a quantidade de peixes que você poderá colocar em seu aquário não temos uma formula universal vai depender muito da especie ou das especies em caso de um aquário comunitário. que você escolheu para colocar no seu aquário assim como o tamanho e o formato de aquário que você possui. existe diversas formas como o de frente em material curvo, aquários triangulares, retangular, aquários hexagonais, aquários em formato de bola, aquários tipo quadro. mais tenha sempre em mente que o formato que você escolher ele deve ter um bom espaço e sempre tem que esta em conformidade com os peixes que você que criar
Recomendamos o bom censo do criador, você deve levar em consideração que seus amigos vão crescer e que se você superlotar o aquário logo isso sera um grande problema podendo levar até a morte de seus amigos. então recomendamos que ao escolher o peixe que ira colocar em seu aquário você procure saber que tamanho ele pode atingir e faça um calculo do seu aquário como se você estivesse colocando todos em seu tamanho máximo.
- o suporte / móvel e o local
Invista em um bom suporte para seu aquários. Se o seu aquário tem capacidade para 75 litros ou mais, é imprescindível comprar um suporte adequado. Para garantir uma resistência e suporte maiores, ele deve ter as dimensões e o formato do aquário. Não subestime o peso de um aquário cheio de água! É perigoso deixar uma parte do aquário sem suporte como uma parte protuberante. Não é nada seguro nem para você e quem mora na casa (que podem se machucar esbarrando na ponta desprotegida) e nem para os peixes.
- Evite usar móveis tais como cômodas, racks para televisão ou mesas que não sejam firmes o suficiente para suportar sem problemas o peso de um aquário (que pode chegar a mais de 100 kilos).
- Uma alternativa mais em conta é comprar um aquário completo usado. No site do Mercado Livre ou do Ox, pode-se encontrar preços acessíveis. É importante verificar se o produto à venda não apresenta vazamentos e limpar muito bem antes de usar.
- Caso não compre um aquário completo, procure escolher equipamentos e acessórios próprios para o tamanho do seu tanque.
Veja um local adequado para deixar o aquário e o suporte. O lugar onde você vai colocar o aquário é importante para a saúde dos peixes. Escolha um local onde a temperatura é mais constante e onde não haja excesso de luz. Deixe pelo menos 12 cm entre a parede e o aquário para que haja espaço para o filtro. Fatores para levar em conta na hora de escolher o lugar certo incluem:
- Muita exposição ao sol causará crescimento excessivo de algas, o que será um pesadelo para a manutenção. Uma parede longe da luz é melhor.
- Procure mantê-lo longe de áreas com ventos fortes, senão a poeira vai parar dentro dele. Também ficará mais difícil manter a temperatura correta, algo que é importante para qualquer peixe mas questão de vida ou morte para algumas espécies.
- Também é importante levar em consideração a capacidade do piso de suportar o peso de um aquário cheio de água. Confira se a estrutura é sólida o suficiente. Se necessário, busque por vigas na planta da casa.
- Coloque próximo a uma tomada, e tenha em mente que será necessário trocar a água uma vez por semana para fazer a manutenção. Os fios não devem ficar esticados. O ideal é instalar um disjuntor para prevenir-se contra quedas de tensão.
- A água do aquário
Em caso de um aquários com água doce temos algumas alternativas, alguns aquaristas fazer uso da água de torneira pois a água da torneira de nossas casas geralmente tem os valores de pH e dureza bem próximos aos desejados pela aquariofilia. o problema é só o cloro Mais esse pode ser facilmente removido da água de forma econômica e eficiente, utilizando os chamados inativadores de cloro
outros fazem uso de águas de poço porem a águas de poço possuem valores de pH e dureza bastante distantes dos esperados para o uso em aquários assim como a água mineral também usada por alguns aquariofilistas . A correção destas variáveis torna-se muito mais trabalhosa e cara em comparação à eliminação do cloro em água de torneira. já a água coletada da chuva que também é muito utilizada deve-se tomar alguns cuidados pois dependendo da região ela geralmente é muito asida e muito mole assim como um ph menor. eu uso sempre a da torneira mesmo mais também já fiz uso da água da chuva mas sempre espero alguns dias deixo ela em um recipiente com algumas pedras de sal groso e depois coloco no aquário. também faço isso com a água da torneira coloco o sal groso e deixo ela ficar um dia no sol ai retiro no final da tarde e deixo esfriar em um recipiente por 24 hora antes de colocar para meus peixe.
- iluminação Aquecedor e termostato
Como podemos perceber, peixes não possuem pálpebra, logo, se mantivermos o ambiente iluminado o tempo todo, eles não conseguirão dormir e ficarão estressados. Em média, durante um dia a iluminação solar dura de 6 a 8 horas, o que é aproximadamente o período adequado para mater o aquário iluminado.
Para aquários plantados as exigências são ainda maiores, pois devemos compreender que plantas precisam de luz para realizar a fotossíntese, logo existe um tempo mínimo e uma quantidade mínima de luz a ser aplicada.
As lâmpadas também precisam ser adequadamente escolhidas: são mais indicadas as comuns (fluorescentes de tubo) com temperatura de cor na faixa de 5200K a 6500K, ou lâmpadas especiais para aquários; também podem ser usadas lâmpadas compactas econômicas (PL) na mesma faixa de temperatura de cor já mencionada acima. As lâmpadas comuns tem luz branca, as especiais são rosadas ou azuladas. Os picos de cor do espectro luminoso que são utilizados pelas plantas aquáticas para fotossíntese são respectivamente o azul e o vermelho. - See more at: http://www.petmag.com.br/23/o-que-a-iluminacao-tem-a-ver-com-o-meu-aquario/#sthash.yIompkAu.dpuf
As lâmpadas também precisam ser adequadamente escolhidas: são mais indicadas as comuns (fluorescentes de tubo) com temperatura de cor na faixa de 5200K a 6500K, ou lâmpadas especiais para aquários; também podem ser usadas lâmpadas compactas econômicas (PL) na mesma faixa de temperatura de cor já mencionada acima. As lâmpadas comuns tem luz branca, as especiais são rosadas ou azuladas. Os picos de cor do espectro luminoso que são utilizados pelas plantas aquáticas para fotossíntese são respectivamente o azul e o vermelho.
Corais muitas vezes necessitam de iluminação especial para sobreviver, como a água do mar tem densidade diferente da água doce o pico de cor usado pelos organismos marinhos é o azul, deste modo as lâmpadas indicadas para os aquários marinhos ficam na faixa de 10.000K e tem tom azulado.
Você pode encontrar nas lojas os dois aparelhos com facilidade porem recomendamos você fazer uso de um aquecedor que tenha um termostato acoplado pois facilitara sua vida.
é obrigatório fazer uso destes aparelhos?
vamos la pensar um pouquinho os peixes tem uma fisiologia que faz com que sua temperatura corporal varie em função da temperatura do ambiente eles não conseguem estabilizar por conta própria, o que isso significa se a água ficar fria demais ou quente de mais ele não conseguem por conta própria estabilizar a sua temperatura corporal ao ideal para sua especie. levando assim o animal a morte. as Variações de temperatura também podem ser muito nocivas, por isso é importante usar um aquecedor com termostato durante todo o ano para manter o aquário sempre estável.
o aquecedor não é só importante para os peixes do seu aquário mais também para sua plantas casso você queira ter um aquário plantado não é só importante. para se utilizar estes equipamentos.
A proporção padrão é de 1W para cada litro de água. Ou seja, se tiver um aquário de 50L, use um aquecedor de 50W de potência. Para regiões ou estações mais frias é possível elevar esta proporção para 2W por litro. Para isso, tenha sempre o cuidado de utilizar um termostato,
caso contrario poderá fazer um belo cozido, então cuidado na hora de compra
Como podemos perceber, peixes não possuem pálpebra, logo, se mantivermos o ambiente iluminado o tempo todo, eles não conseguirão dormir e ficarão estressados. Em média, durante um dia a iluminação solar dura de 6 a 8 horas, o que é aproximadamente o período adequado para mater o aquário iluminado.
Para aquários plantados as exigências são ainda maiores, pois devemos compreender que plantas precisam de luz para realizar a fotossíntese, logo existe um tempo mínimo e uma quantidade mínima de luz a ser aplicada.
As lâmpadas também precisam ser adequadamente escolhidas: são mais indicadas as comuns (fluorescentes de tubo) com temperatura de cor na faixa de 5200K a 6500K, ou lâmpadas especiais para aquários; também podem ser usadas lâmpadas compactas econômicas (PL) na mesma faixa de temperatura de cor já mencionada acima. As lâmpadas comuns tem luz branca, as especiais são rosadas ou azuladas. Os picos de cor do espectro luminoso que são utilizados pelas plantas aquáticas para fotossíntese são respectivamente o azul e o vermelho.
Corais muitas vezes necessitam de iluminação especial para sobreviver, como a água do mar tem densidade diferente da água doce o pico de cor usado pelos organismos marinhos é o azul, deste modo as lâmpadas indicadas para os aquários marinhos ficam na faixa de 10.000K e tem tom azulado.
- See more at: http://www.petmag.com.br/23/o-que-a-iluminacao-tem-a-ver-com-o-meu-aquario/#sthash.yIompkAu.dpuf
Como podemos perceber, peixes não possuem pálpebra, logo, se mantivermos o ambiente iluminado o tempo todo, eles não conseguirão dormir e ficarão estressados. Em média, durante um dia a iluminação solar dura de 6 a 8 horas, o que é aproximadamente o período adequado para mater o aquário iluminado.
Para aquários plantados as exigências são ainda maiores, pois devemos compreender que plantas precisam de luz para realizar a fotossíntese, logo existe um tempo mínimo e uma quantidade mínima de luz a ser aplicada.
As lâmpadas também precisam ser adequadamente escolhidas: são mais indicadas as comuns (fluorescentes de tubo) com temperatura de cor na faixa de 5200K a 6500K, ou lâmpadas especiais para aquários; também podem ser usadas lâmpadas compactas econômicas (PL) na mesma faixa de temperatura de cor já mencionada acima. As lâmpadas comuns tem luz branca, as especiais são rosadas ou azuladas. Os picos de cor do espectro luminoso que são utilizados pelas plantas aquáticas para fotossíntese são respectivamente o azul e o vermelho.
Corais muitas vezes necessitam de iluminação especial para sobreviver, como a água do mar tem densidade diferente da água doce o pico de cor usado pelos organismos marinhos é o azul, deste modo as lâmpadas indicadas para os aquários marinhos ficam na faixa de 10.000K e tem tom azulado.
- See more at: http://www.petmag.com.br/23/o-que-a-iluminacao-tem-a-ver-com-o-meu-aquario/#sthash.yIompkAu.dpuf
Como podemos perceber, peixes não possuem pálpebra, logo, se mantivermos o ambiente iluminado o tempo todo, eles não conseguirão dormir e ficarão estressados. Em média, durante um dia a iluminação solar dura de 6 a 8 horas, o que é aproximadamente o período adequado para mater o aquário iluminado.
Para aquários plantados as exigências são ainda maiores, pois devemos compreender que plantas precisam de luz para realizar a fotossíntese, logo existe um tempo mínimo e uma quantidade mínima de luz a ser aplicada.
As lâmpadas também precisam ser adequadamente escolhidas: são mais indicadas as comuns (fluorescentes de tubo) com temperatura de cor na faixa de 5200K a 6500K, ou lâmpadas especiais para aquários; também podem ser usadas lâmpadas compactas econômicas (PL) na mesma faixa de temperatura de cor já mencionada acima. As lâmpadas comuns tem luz branca, as especiais são rosadas ou azuladas. Os picos de cor do espectro luminoso que são utilizados pelas plantas aquáticas para fotossíntese são respectivamente o azul e o vermelho.
Corais muitas vezes necessitam de iluminação especial para sobreviver, como a água do mar tem densidade diferente da água doce o pico de cor usado pelos organismos marinhos é o azul, deste modo as lâmpadas indicadas para os aquários marinhos ficam na faixa de 10.000K e tem tom azulado.
- See more at: http://www.petmag.com.br/23/o-que-a-iluminacao-tem-a-ver-com-o-meu-aquario/#sthash.yIompkAu.dpuf
- filtro e acessórios
O mais comum e mais fácil de se usar é o filtro do tipo que fica por atrás do aquário. existe uma grande variedade de marcas que oferece uma grande gama de opções e tecnologia. Mais para você que é iniciante O importante mesmo é que o equipamento ofereça filtragem mecânica e biológica e seja fácil de usar e limpar. Se quiser um mais avançado recomendamos que procure aprender bem sobre ele para saber bem como o mesmo funciona e esta certo do que está fazendo.
- Caso escolha utilizar um filtro biológico de fundo, certifique-se que a bomba de ar seja forte o bastante para o tamanho do tanque. Neste caso, quanto maior, melhor. Se você não aspirar o fundo com frequência, o cascalho vai entupir o filtro e torná-lo uma zona mortal. Tenha em mente que não é possível usar este tipo se o fundo tiver areia ou outros substratos finos.
- Caso escolha um filtro comum, selecione um que circule água o bastante para o tamanho do aquário. O ideal é que haja a circulação de 20 litros por hora, por litro total. Por exemplo, um tanque de 37 litros precisa de um filtro que circule, pelo menos, 740 litros por hora.
A instalação vai depender do tipo de filtro. Confira a melhor forma de fixar o aparelho que escolheu:
- Para filtros biológicos de fundo, coloque a placa de filtragem e confira se os tubos estão encaixados. Se tiver um filtro submersível, só precisa de um. Com um tradicional, é melhor dois para a maioria dos tanques com menos de 150 litros, um em cada extremidade. Não ligue-os enquanto o aquário não estiver cheio de água. Prenda as entradas e saídas de ar aos tubos apropriados, caso tenha um filtro de fundo. Não ligue ainda.
- Se escolher um filtro externo, coloque-o na parte traseira do tanque, em uma posição na qual o fluxo de saída distribua a água por igual. Alguns aquários vêm com vãos na tampa, o que facilita o posicionamento do equipamento. Não ligue antes de encher o tanque com água.
uma parte importante é escolher o tipo de acessórios que você deseja colocar em seu aquário.
você pode colocar substrato, troncos, rochas, plantas naturais ou artificias. se você tiver em duvida basta ir em uma loja que você encontraras produtos legais e que vão se encaixar em seu projeto lembrado sempre que suas escolhas vão sempre ser voltada para os peixes que você deseja colocar no seu aquário uma boa é conversar muito com o vendedor da loja se ele for um bom vendedor ele saberá lhe informa bem sobre que tipo de acessório você poderá colocar em seu aquário que combina melhor com seus peixes.
- E finalmente é chegada a hora de acomodar os novos moradores
então depois de todos estes pontos agora você esta com um aquário lindo e cheio de água pronto para colocar os novos moradores e você mau ver a hora de jogá-los la dentro certo? Mas espere um pouco ainda não é a hora! você pode esta me perguntando como não? é simples apos montar o aquário colocar a água e ligar a filtragem você tem que deixar um tempo a água do aquário ficar pronta.(maturado). o processo de maturação da água é importante para as bactérias nitrificantes e denitrificantes (estas são boas para o aquário) formarem colônias suficientes para suportar fezes dos peixes, resto de ração e resto de plantas. este período dura entre 30 a 45 dias. Hoje em dia existem produtos que aceleram esse processo diminuindo para cerca de uma semana (7 a 10 dias) esses produtos são colônias de bactérias. Então em vez de esperar todo processo natural você intensifica a colonização colocando uma quantidade de bactérias que demoraria dias para desenvolver.se você quer se tornar um bom aquarista você tem que ter em mente que a paciência é essencial.
Depois de passado esse período você poderá colocar seus peixes no aquário, porem não de qualquer jeito não é só jogá-los la dentro tem o processo de aclimatização
E que passos são esses? vamos la...
Primeiro você acabou de chegar em casa com seus novos amigos ou já os tem em outra vasilha. você nunca pode jogá-los direto no aquário pós a temperatura do saquinho da loja ou do recipiente que ele esta não é a mesma da água do aquário. então o que você tem que fazer? simples coloque o peixinho com o saquinho ou vasilha dentro do aquário para que a temperatura da água do sanguinho ou vasilha fiquem com a mesma temperatura da água do aquário . isso leva algum tempo. para diminuir o tempo de espera você pode pegar um pouco da água do aquário com a ajuda de um copo e colocar dentro do saquinho/ vasilha onde esta o peixe, cuidado para não colocar muito é um pouco a cada 10 minutos repita isso 4 vezes sempre conferindo se a temperatura das duas águas já estão iguais.
se você verificar que já estão com a mesma temperatura Solte no aquário apenas os peixes, sem aproveitar a água da loja aonde comprou seu peixes pois essa água provável mente contém muita química utilizada pela loja por causa do fluxo de peixes que ali passam. e jogue a água fora ela não pode ser reutilizada. complete o nível de água do seu aquário pós você retirou para aclimatar a água do saquinho com água sem cloro.
coloque algum preventivo contra bactérias (que causam doença), fungos, parasitas e doenças do ambiente. e recomendamos ainda que De preferência não alimentar os novos moradores no mesmo dia pois estão muito estressados e também não acender a luz do aquário. para eles irem se aclimatando no novo ambiente. após 24 hr poderá alimentá-los e ligar a luz.
pronto agora você tem um lindo aquário com peixes saudáveis em sua casa é só manter o cuidado e aproveitar da beleza desses seres lindos. lembre-se eles precisam de você cuide bem de seus amiguinhos sempre!
Nenhum comentário:
Postar um comentário